Início / jornalismo / Confira a previsão do tempo para esta sexta-feira e o final de semana







Confira a previsão do tempo para esta sexta-feira e o final de semana



PREVISÃO DO TEMPO PARA SANTA CATARINA

Atualizado: 03/08/2018 03h26min

BAIXA PRESSÃO ORGANIZA MUITAS NUVENS DE CHUVA!!!

Domingo e início da próxima semana de tempo firme com sol e frio em SC.

 ​

 

 

SEXTA-FEIRA 03/08/2018

 

TEMPO: O ingresso de ar quente e úmido transportado da região Amazônica (Jato de Baixos Níveis) em combinação com o aprofundamento de um cavado em superfície (região alongada de baixa pressão), favorece a formação de áreas de instabilidades ao longo de SC, com aumento de nuvens e chuvas ocasionais e eventuais trovoadas (raios) primeiramente nos setores do Oeste, Meio Oeste, Planalto Serrano melhorando gradualmente durante o turno da noite. O padrão de circulação de ventos frios e úmidos provenientes da região oceânica (circulação marítima) contribui na intensificação das instabilidades ao longo do território catarinense, favorecendo a formação de muitas nuvens carregadas com chuvas periódicas sobre boa parte do Litoral Norte, Grande Florianópolis e Vale do Itajaí. Pequenos intervalos de melhoria ocorrem ao longo de SC, onde há a possibilidade de aberturas de sol em pouquíssimas cidades. No Litoral Sul, segue com muitas nuvens, alternando com períodos de melhoria e com possibilidade de chuva fraca e mal distribuída a qualquer hora do dia. Algumas áreas do Litoral Sul, vão passar sem chuva, apenas com variação de nuvens.

 

►TEMPERATURA: Permanece amena ao longo do dia e sem muita elevação. Mínimas entre 11 a 14ºC no Oeste e Meio Oeste, 5 a 8ºC no Planalto Serrano e oscilando entre 12 a 15ºC entre a Faixa Litorânea e Vale do Itajaí. Máximas bem parelhas ao longo do território catarinense oscilando entre 15 a 18ºC. Alguns pontos do Oeste, Meio Oeste e topo da Serra, as máximas não passam dos 14ºC. Eventuais aberturas de sol ocorrem no Litoral Sul favorecendo temperaturas mais elevadas em torno de 18 a 21ºC.

 

►VENTO: Soprando do quadrante do quadrante nordeste a noroeste ao longo do estado de SC, com rajadas ocasionais de 35 a 40 km/h. Velocidade média entre 5 a 10 km/h.

 ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------   

SÁBADO 04/08/2018

 

TEMPO: Nublado com períodos de sol e chance de chuva isolada. A atuação de ventos fortes na média e alta atmosfera (corrente de jato subtropical) em conjunto com uma área de baixa pressão ao longo das regiões de alto mar, promovem um dia de muitas nuvens com eventuais chuvas ocasionais mal distribuídas (chuva mais isolada) entre o Extremo Oeste, Oeste, Meio Oeste e Planalto Serrano durante os períodos da manha e tarde alternando com momentos de melhoria (abertura de sol). Alguns municípios não passam de um céu mais encoberto ao longo do dia sem registro de chuva. Já no Litoral Sul, Grande Florianópolis, Litoral Norte e Vale do Itajaí, períodos prolongados de sol alternando com momentos de maior nebulosidade durante o turno da tarde onde uma precipitação passageira (chuva ocasional e isolada) não pode ser descartada devido à influência de um ciclone extratropical nas regiões oceânicas.

 

►TEMPERATURA: Amena entre madrugada e amanhecer com formação de geada em áreas de baixadas e fundos de vales do topo do Planalto Sul. Termômetros oscilando entre 9 a 12ºC no Extremo Oeste, Oeste, Meio Oeste e Planalto Serrano. Nas regiões mais altas do Oeste e Meio Oeste (Ponte Serrada, Irani, Faxinal dos Guedes, Rio das Antas, Caçador, Fraiburgo, Lebon Régis e Tangará) a temperatura mínima ao amanhecer varia entre 6 a 8ºC. Já no topo da Serra com destaque para os municípios de Urubici, Urupema, São Joaquim e Rio Rufino, mínimas entre 0 a 2ºC. Entre a Faixa Litorânea e Vale do Itajaí, mínimas entre 12 a 15ºC, sendo que em algumas áreas de maior altitude as mínimas variam entre 10 a 12ºC. Temperaturas máximas à tarde entre 23 a 25ºC no Vale do Itajaí e Litoral Norte, 22 a 24ºC no Litoral Sul e Grande Florianópolis. Já nos setores do Extremo Oeste máximas entre 17 a 22ºC no Oeste e Meio Oeste. Já no topo do Planalto Serrano, máximas entre 16 a 18ºC.

​​

►VENTO: Soprando do quadrante sudoeste a sul, fraco a moderado em momento do dia com velocidade média de 10 a 15 km/h e rajadas ocasionais de 35 a 40 km/h.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------    

TENDÊNCIA DO TEMPO PARA OS PRÓXIMOS DIAS​

Domingo (05/08):  Presença de sol alternando com momentos de maior nebulosidade na maior parte de SC, devido à atuação de um sistema de alta pressão (massa de ar seco e frio). Maior variação de nuvens com possibilidade de chuvisco mal distribuído entre a madrugada e amanhecer no Oeste ao Planalto Serrano, melhorando rapidamente com tempo firme e ensolarado ao longo do dia. Temperatura mais baixa nas primeiras horas da manha (entre 6 a 7ºC do Oeste ao Planalto) e em elevação à tarde e com queda acentuada da temperatura à noite. Formação de geada no início do dia e no final da noite ​no topo da Serra e pontos altos do Oeste e Meio Oeste.

 

Segunda-feira (06/08): Tempo estável com presença de sol e poucas nuvens em todas as regiões de SC, devido à atuação de um sistema de alta pressão. Frio e formação de geada entre o Oeste, Meio Oeste e Planalto Serrano e de maneira mais isolada na Grande Florianópolis Serrana e Alto Vale do Itajaí entre a madrugada e amanhecer com mínimas próximas de 0ºC.

 

Terça-feira (06/08): Uma massa de ar seco e frio (área de baixa pressão) inibe o processo de formação de nuvens carregadas, favorecendo tempo firme com presença de sol e poucas nuvens. Frio e formação de geada entre o Oeste, Meio Oeste e Planalto Serrano entre a madrugada e amanhecer com mínimas próximas de 0ºC.

 

 

 

 ► Piter Scheuer - Meteorologista – CREA/SC 154169-9






COMPARTILHE:






Mais Lidas