Início / Variedades / Previsão do Tempo

Previsão do Tempo


Por Michelle Veiga

Data: 06/08/2018

06/08/2018 05h33min: Na imagem de satélite deste inicio de segunda-feira, verifica-se a atuação de muitas nuvens médias e altas entre o PR, SP e regiões catarinenses como o Vale do Itajaí, Litoral Norte, Planalto Norte e Grande Florianópolis, devido o reflexo da corrente de jato subtropical (ventos fortes em níveis altos da atmosfera) aliado a um sistema frontal em superfície. Um centro de alta pressão continental (massa de ar seco e frio) com valor pontual de 1022 hPa, inibe a formação de nuvens carregadas promovendo céu limpo com poucas nuvens no Oeste, Meio Oeste, Planalto Serrano e Litoral Sul do território catarinense incluindo o RS e países visinhos. Formação de geada do Oeste ao Planalto Serrano. Neste momento temperaturas baixas em todas as regiões com 1,3ºC em Maravilha, 5,5ºC em Chapecó, 4,3ºC em Campos Novos, 0,5ºC em Fraiburgo, -3,0ºC em Urupema, -2,1ºC em Urubici, 7,3ºC em Criciúma e entre 9 a 11ºC em Florianópolis e Brusque.


PREVISÃO DO TEMPO PARA SANTA CATARINA

Atualizado: 06/08/2018 03h38min



MASSA DE AR SECO E FRIO PROMOVE TEMPO FIRME COM FORMAÇÃO DE GEADA EM ALGUMAS ÁREAS DE SC.

 ​ O TEMPO MUDA NA QUARTA-FEIRA COM DESLOCAMENTO DE UMA NOVA FRENTE FRIA!!!!!

 

 

 

SEGUNDA-FEIRA 06/08/2018

 

TEMPO: Uma massa de ar seco e frio (centro de alta pressão continental) inibe o processo de formação de nuvens carregadas em todas as regiões, promovendo tempo firme com presença de sol e poucas nuvens ao longo do dia. Períodos de muitas nuvens com céu parcialmente nublado se fazem presentes em algumas áreas de SC, com destaque para o Vale do Itajaí, Litoral Norte, Planalto Norte e Grande Florianópolis exclusivamente entre a madrugada e manha devido à consistência da corrente de jato subtropical (ventos fortes em níveis superiores da atmosfera) provocando a permanecia de nuvens altas (cirrustratus) e variação de nuvens médias e baixas. Algumas áreas de SC, ocorrem momentos de céu claro (céu azul) com destaque para os municípios do Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul. Formação de geada ampla entre a madrugada e amanhecer nos setores do Extremo Oeste, Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Planalto Norte. Nos setores da Grande Florianópolis Serrana e Alto Vale do Itajaí, formação de geada isolada nas primeiras horas da manha. O ar frio e úmido concentrado na baixa troposfera, possibilita a formação de nevoeiros durante o amanhecer em algumas áreas Oeste ao Planalto Serrano incluindo pontos do Litoral Sul e Vale do Itajaí se dissipando gradualmente ao longo da manha.

 

►TEMPERATURA: Baixa em todo o estado com formação de geada ampla em algumas áreas do Extremo Oeste, Oeste, Meio Oeste, Planalto Serrano e de maneira mais isolada no Alto Vale do Itajaí, Planalto Norte e Grande Florianópolis incluindo fundos de vales e pontos de baixadas. Mínimas durante a madrugada e amanhecer na marca de 3 a 5ºC no Extremo Oeste, 2 a 4ºC no Oeste, Meio Oeste e Planalto Serrano. Nas áreas mais altas do Oeste, Extremo Oeste e Meio Oeste com destaque para os municípios de Ponte Serrada, Faxinal dos Guedes, Irani, Água Doce, Chapecó, Maravilha, Xanxerê, Caçador, Fraiburgo, Lebon Régis e Videira a temperatura mínima pode variar entre -1 a 1ºC no inicio do dia. Já no topo da Serra (São Joaquim, Rio Rufino, Urubici, Urupema e Painel) os termômetros variam entre -4 a -2ºC. Já na Faixa Litorânea e Vale do Itajaí, mínimas oscilando entre 4 a 7ºC. Nos setores da Grande Florianópolis Serrana e Alto Vale do Itajaí, mínimas entre 3 a 5ºC no amanhecer. Temperaturas máximas parelhas durante a tarde, em torno de 17 a 20ºC na maioria dos municípios.

​​

►VENTO: Soprando do quadrante sudoeste a sudeste fraco a moderado com velocidade média de 15 km/h e rajadas ocasionais variando entre 30 a 35 km/h.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------    

TERÇA-FEIRA 07/08/2018

 

TEMPO: O ar seco e frio (sistema de alta pressão continental) dificulta o processo de formação de nuvens carregadas em todos os setores de SC, mantendo tempo firme com presença de sol e pouquíssimas nuvens (céu claro) no decorrer do dia. Pequenos intervalos de maior nebulosidade se fazem presentes em momentos do dia. Faz frio em todo o estado com formação de geada ampla entre a madrugada e amanhecer nas áreas mais altas do Oeste, Meio Oeste e Planalto Sul sobretudo em pontos de baixada e fundos de vales. Na Grande Florianópolis Serrana possibilidade de geada isolada nas primeiras horas da manha. O ar frio e úmido concentrado nas primeiras camadas da atmosfera promove a formação de nevoeiros durante o amanhecer em algumas áreas Oeste ao Planalto Serrano incluindo pontos do Litoral Sul e Vale do Itajaí se dissipando gradualmente ao longo da manha.

 

►TEMPERATURA: Baixa em todo o estado com formação de geada em algumas áreas com pontos de baixadas e fundos de vales do Extremo Oeste, Oeste, Meio Oeste, Planalto Serrano e Grande Florianópolis Serrana. Mínimas durante a madrugada e amanhecer na marca de 5 a 8ºC no Extremo Oeste, 4 a 7ºC no Oeste, Meio Oeste e Planalto Serrano. Nas áreas mais altas do Oeste, Extremo Oeste e Meio Oeste com destaque para os municípios de Ponte Serrada, Faxinal dos Guedes, Irani, Água Doce, Chapecó, Maravilha, Xanxerê, Caçador, Fraiburgo, Lebon Régis e Videira a temperatura mínima pode variar entre 1 a 3ºC no inicio do dia. Já no topo da Serra (São Joaquim, Rio Rufino, Urubici, Urupema e Painel) os termômetros variam entre 1 a -2ºC. Já na Faixa Litorânea e Vale do Itajaí, mínimas oscilando entre 8 a 11ºC. Temperaturas máximas durante a tarde variando entre 23 a 25ºC no Extremo Oeste, 19 a 23ºC no Oeste assim como no Litoral Sul e 16 a 20ºC no Planalto Serrano. Já no Litoral Norte, Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Planalto Norte as máximas oscilam entre 17 a 22ºC.

►VENTO:  Atuante do quadrante nordeste a norte, fraco a moderado com rajadas de 35 a 40 km/h. Na maioria dos municípios a velocidade do vento média deve variar entre 10 a 15 km/h.

 ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------   

TENDÊNCIA DO TEMPO PARA OS PRÓXIMOS DIAS​

Quarta-feira (08/08): Sol com aumento de nuvens em todas as regiões. Áreas de instabilidades associadas à aproximação de um sistema frontal (frente fria), favorecem pancadas de chuva acompanhadas de raios (trovoadas) primeiramente nos setores do Extremo Oeste, Oeste, Meio Oeste, Planalto Serrano e Planalto Norte entre a madrugada e manha. Risco de temporais localizados com raios, granizo e ventania devido a perturbações de ondas curtas na média atmosfera (núcleos de instabilidades pré-frontais). Entre a tarde e noite as instabilidades ganham espaço aos poucos e atingem o Planalto Norte e algumas áreas do Litoral e Vale do Itajaí, provocando aumento de nuvens com chuvas ocasionais e eventuais trovoadas. Ainda faz frio nos setores do Meio Oeste ao Litoral com geada no topo da Serra. Temperatura chega aos 25ºC à tarde no Litoral Sul. Queda acentuada da temperatura à noite no Extremo Oeste, Oeste, Meio Oeste e Planalto Serrano.

 

Quinta-feira (09/08):  A frente fria se afasta rapidamente de SC entre a madrugada e inicio do dia entre os setores do Planalto Serrano, Faixa Litorânea e Vale do Itajaí, provocando variação de nuvens e chuva isolada. O tempo melhora rapidamente com diminuição da nebulosidade e o predomínio de sol e poucas nuvens ao longo da manha e período da tarde em todas as regiões de SC em função da influência de um centro de alta pressão (massa de ar seco e frio). Chuva e garoa ocasional entre a madrugada e amanhecer no Oeste ao Planalto Serrano melhorando gradualmente com presença de sol e poucas nuvens no final da manha e ao longo da tarde. Frio acentuado ao amanhecer do Oeste ao Planalto Serrano. Geada durante a noite nos pontos mais altos do Oeste ao Planalto.

 

Sexta-feira (10/08): Uma massa de ar seco e frio de origem polar (centro de alta pressão continental) favorece tempo firme com predomínio de sol apenas entre poucas variações de nuvens. Formação de geada no Oeste, Meio Oeste e Planalto Serrano. Termômetros que ficam próximos ou abaixo de 0ºC na maioria das regiões de SC com destaque para o Oeste. 

 

  

 ► Piter Scheuer - Meteorologista – CREA/SC 154169-9

 



criciúma , içara , previsão , sc , tempo




COMPARTILHE:









Fone: (48) 3461.0700
WhatsApp: (48) 9 8844.0221

2017 © | By conceito virtual