Início / Variedades / Previsão do Tempo para essa quinta-feira







Previsão do Tempo para essa quinta-feira

28/06/2018 05h02min: Áreas de instabilidades desencadeadas pelo aprofundamento de um cavado (sistema de baixa pressão atmosférico) em combinação com o intenso fluxo de ar quente e úmido proveniente da região Amazônica, potencializam muitas nuvens de trovoadas entre o Paraguai, Argentina e RS. Essas instabilidades vão avançar ao longo de SC ao longo desta quinta-feira e tem previsão de chuva com raios em algumas cidades. Nas demais regiões, o ar mais seco mantém tempo estável com céu limpo e formação de nevoeiros em algumas áreas do Planalto Serrano, Vale do Itajaí e Litoral neste amanhecer. Temperatura variando entre 17 a 18ºC no Oeste e variando entre 13 a 15ºC nas demais regiões. Em Urupema, amanhecer gelado, com 4,1ºC.


PREVISÃO DO TEMPO PARA SANTA CATARINA E IÇARA

Atualizado: 28/06/2018 03h44min

 

 

NUBLADO COM MOMENTOS DE SOL E COM TEMPERATURA EM ELEVAÇÃO!!!

 

Chance de chuva isolada!!!

 

 

QUINTA-FEIRA 28/06/2018

TEMPO EM IÇARA: Nevoeiros nas primeiras horas da manha. Tempo seco na maior parte do dia, com períodos prolongados de sol alternando com momentos de maior nebulosidade. Chance de chuva e trovoada isolada no decorrer da tarde e período da noite.

Temperatura Máxima: 25ºC

Temperatura Mínima: 13ºC

Vento: NW/NE

 

►TEMPO EM SC: Uma perturbação na média de alta atmosfera (5 a 10 km de altitude) em combinação com a atuação da corrente de jato subtropical (ventos fortes em altos níveis da atmosfera) somado ao fluxo de ar quente e úmido transportado da região Amazônica (jato de baixos níveis) promovem a formação de um intenso cavado (região alongada de baixa pressão) sobre o Sul do Brasil, potencializando a formação de muitas áreas de instabilidades. Este comportamento do tempo, promove muitas nuvens de trovoadas (raios), iniciando entre a madrugada e manha nos setores do Extremo Oeste, Oeste e se estendendo para as demais regiões de SC no decorrer da tarde e noite. Risco de temporais isolados, com granizo, raios e ventania. Entre o Planalto Serrano, Vale do Itajaí e Faixa Litorânea, o sol aparece pela manha dividindo o espaço no céu com muitas nuvens altas e médias, com possibilidade de chuva e trovoadas no decorrer da tarde e principalmente à noite. Nevoeiros entre a madrugada e primeiras horas do amanhecer entre o Planalto ao Litoral. Vale ressaltar que entre o Vale do Itajaí e Litoral Norte, a chance de chuva é menor em relação às demais regiões catarinenses, no entanto alguns municípios destes setores podem passar sem chuva.

TEMPERATURA: Mínimas entre a madrugada e amanhecer variando entre 14 a 16ºC no Extremo Oeste, Oeste, Meio Oeste, Litoral Norte e Vale do Itajaí e municípios que fazem divisa com o Planalto Sul. No Topo da Serra, mínimas no inicio do dia oscilando entre 4 a 8ºC. Já no Planalto Norte, mínimas variando entre 9 a 12ºC. Entre a Grande Florianópolis e Litoral Sul, mínimas variando entre 12 a 14ºC. No decorrer do dia, as temperaturas não sobem tanto em função da maior cobertura de nuvens e a chuva com máximas variando entre 17 a 21ºC nos setores do Extremo Oeste, Oeste, Meio Oeste e Planalto Serrano. Já no Litoral Sul, Litoral Norte, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis o sol aparece por períodos um pouco mais prolongados o que permite com que a temperatura suba mais com máximas oscilando entre 24 a 25ºC.

►VENTO: Soprando do quadrante nordeste a noroeste, com velocidade média oscilando entre 15 a 20 km/h e com rajadas ocasionais de 35 a 50 km/h. Durante as trovoadas e temporais isolados, tem risco de ventania com rajadas de 55 a 65 km/h.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------    

SEXTA-FEIRA 29/06/2018

TEMPO EM IÇARA: Pequena chance de chuva entre a madrugada e inicio do dia. Periodos de melhoria aberturas de sol ocorrem ao longo da manha e parte da tarde (sol entre nuvens). No decorrer da tarde e noite chance de chuva e trovoada isolada.

Temperatura Máxima: 25ºC

Temperatura Mínima: 15ºC

Vento: S/SW

 

TEMPO EM SC: Períodos de sol intercalando com momentos de muitas nuvens na maioria das regiões de SC com pancadas de chuva mal distribuídas entre a tarde e noite com destaque para os setores mais próximos do RS. A atuação de um cavado (sistema de baixa pressão atmosférico), promove chuva ocasional entre a madrugada e primeiras horas da manha nos setores do Litoral Sul e Planalto Sul, melhorando gradualmente com sol e algumas variações de nuvens na maior parte do dia. O ingresso de uma frente fria pelo oceano em conjunto com o aprofundamento de um sistema de baixa pressão, favorece aumento de nuvens e com pancadas de chuva acompanhadas de trovoadas (raios) no decorrer da tarde e período da noite nos setores do Oeste, Meio Oeste, Planalto Serrano e Litoral Sul. Nas demais regiões do Litoral Norte, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis, sol com aumento gradual de nuvens e com pancadas de chuvas de maneira rápida e isolada a noite.

TEMPERATURA: Mínimas entre a madrugada e amanhecer variando entre 13 a 16ºC no Extremo Oeste, Oeste, Meio Oeste, Faixa Litorânea e Vale do Itajaí e municípios que fazem divisa com o Planalto Sul. No Topo da Serra e municípios altos do Oeste e Meio Oeste, mínimas no inicio do dia oscilando entre 9 a 11ºC. No decorrer do dia, faz calor e as temperaturas máximas variam entre 26 a 27ºC nos setores do Extremo Oeste e Oeste. Entre o Meio Oeste e Planalto Serrano máximas 19 a 24ºC. Já no Litoral Norte, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis temperatura elevada com máximas oscilando entre 24 a 25ºC. Tarde aquecida no Litoral Sul, com máximas oscilando entre 27 a 28ºC.

►VENTO: Soprando do quadrante nordeste a noroeste, com velocidade média oscilando entre 15 a 25 km/h e com rajadas ocasionais de 35 a 40 km/h.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------    

SÁBADO 30/06/2018

TEMPO EM IÇARA: Céu encoberto com chuvas ocasionais e eventuais trovoadas entre a madrugada e manha. Durante a tarde com céu nublado com chuvas ocasionais alternando com momentos de melhoria. Noite de nebulosidade variável e chuva isolada.

Temperatura Máxima: 22ºC

Temperatura Mínima: 13ºC

Vento: NW/NE

 

TEMPO EM SC: Uma frente fria de fraca intensidade se desloca ao longo do território catarinense provocando chuvas ocasionais e eventuais trovoadas entre a madrugada e manha sobretudo nos setores do Oeste, Meio Oeste, Planalto Serrano, Litoral Sul, e Grande Florianópolis. Durante a tarde o sistema avança em direção ao alto mar e influencia principalmente o Vale do Itajaí e Faixa Litorânea provendo chuva ou garoa ocasional alternando com períodos de melhoria. No Extremo Oeste, Oeste e Meio Oeste o tempo melhora com grandes aberturas de sol durante a tarde.

 

TEMPERATURA: Amena durante o amanhecer na maior parte do estado de SC. Mínimas variando entre 10 a 12ºC nos setores do Extremo Oeste, Oeste, Meio Oeste e Planalto Sul. No topo da Serra, mínimas entre 9 a 12ºC. Entre a Grande Florianópolis, Litoral Norte, Vale do Itajaí e Planalto Norte, mínimas oscilando entre 14 a 16ºC. Temperatura máxima variando entre 23 a 25ºC no Extremo Oeste, Oeste, Meio Oeste. Na Faixa Litorânea e Vale do Itajaí, máximas entre 18 a 21ºC. No topo da Serra, máximas entre 13 a 15ºC.

►VENTO: Atuante do quadrante noroeste a nordeste, com rajadas que variam entre 15 a 25 km/h trocando de direção para o quadrante sul a sudeste durante a tarde e noite. Alguns momentos com rajadas mais fortes entre a tarde e noite, com velocidade entre 35 a 40 km/h.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------    

TENDÊNCIA DO TEMPO PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Domingo (01/07): Tempo firme com presença de sol e poucas nuvens em função do estabelecimento de uma massa de ar seco e quente (sistema de alta pressão). Faz calor em todo o estado com máxima beirando ou passando dos 30ºC no Litoral Sul.

Segunda-feira (02/07): Sol e calor com aumento gradual de nuvens em todas as regiões. Uma massa de ar seco e quente (calor pré-frontal) favorece temperaturas altas em todas as regiões oscilando entre 31 a 33ºC no Litoral Sul e pontos do Extremo Oeste. Entre o final da tarde e noite, o ingresso de uma frente fria favorece chuva e temporais localizados nos municípios que fazem divisa com o RS.

Terça-feira (03/06): Uma frente fria influencia apenas as regiões do Planalto Sul, Grande Florianópolis, Litoral Sul e municípios que fazem divisa com o estado gaúcho, provocando chuva intermitente ao longo do dia. Nas demais regiões, muitas nuvens com períodos de sol.

 

► Piter Scheuer - Meteorologista – CREA/SC 154169-9

 

 

Portal do Tempo: https://www.portaldotempo.com






COMPARTILHE:






Mais Lidas