Início / Variedades / PREVISÃO DO TEMPO PARA SANTA CATARINA E IÇARA







PREVISÃO DO TEMPO PARA SANTA CATARINA E IÇARA

20/07/2018 05h22min: Uma massa de ar quente e seco (sistema de alta pressão) favorece tempo firme com algumas variações de nuvens altas (cirrus) em boa parte das regiões do estado catarinense. Verifica-se muitos núcleos convectivos (nuvens de tempestades) embebidas ao ingresso de uma frente fria penetrando deste a Bolívia, Paraguai, nordeste da Argentina e Uruguai prosseguindo até o oceano Atlântico adjacente conectada a um centro de baixa pressão. A perspectiva é que esta frente fria avance para o estado de SC e provoque CHUVA E TROVOADA em algumas regiões (VER PREVISÃO). Temperatura na marca de 16 a 21ºC na maioria dos municípios do estado catarinense com nevoeiros isolados


PREVISÃO DO TEMPO PARA SANTA CATARINA E IÇARA


Atualizado: 20/07/2018 03h25min

 

 

CALOR PRÉ-FRONTAL ANTECEDE A PASSAGEM DE UMA FRENTE FRIA!

 

 

AR SECO E FRIO ATUA DURANTE O FINAL DE SEMANA!!!

 

 

SEXTA-FEIRA 19/07/2018

 

TEMPO EM IÇARA: Sol com aumento de nuvens no decorrer do dia, ficando com céu nublado. No decorrer noite, pancadas de chuva com eventuais trovoadas e queda acentuada da temperatura. Risco de temporal isolado.

Temperatura Máxima: 32ºC

Temperatura Mínima: 14ºC (noite)  

Vento: NW/NE

TEMPO EM SC: Tempo firme com presença de sol intercalando com momentos de maior nebulosidade (nuvens rabo de galo - cirrostratus e nuvens quem mantém um aspecto de céu empedrado - altocumulus)  e calor acentuado em todas as regiões ao longo do dia (Calor Pré-Frontal - massa de ar quente). No decorrer da tarde e principalmente a noite, a aproximação de uma frente fria promove aumento progressivo de nuvens com pancadas de chuva acompanhadas de trovoadas (raios) entre o Extremo Oeste, Oeste e Meio Oeste se prolongando para os setores do Planalto Serrano e Litoral Sul durante a noite. O fluxo de ar quente e úmido transportado da região Amazônica em combinação com uma pertubação de onda curta em médios e altos níveis da atmosfera (5 a 10 km de altitude) favorecem o desenvolvimento de muitas áreas de instabilidades o que reforça a condição para tempestades com granizo isolado e ventania. Queda acentuada da temperatura durante a noite de sexta-feira e madrugada de sábado. O ar frio e úmido saturado na baixa atmosfera possibilita a formação de nevoeiros entre o Oeste, Meio Oeste, Planalto Serrano e Litoral Sul.

►TEMPERATURA: Rápida elevação durante o dia com calor em todo o estado com destaque para o Extremo Oeste e Litoral Sul. Mínimas entre 16 e 19ºC no Extremo Oeste, Oeste e Meio Oeste. Já no Planalto Sul, mínimas entre 12 a 15ºC. No topo da Serra, e pontos do Oeste e Meio Oeste (municípios como Água Doce, Ponte Serrada, Irani e Faxinal dos Guedes, Caçador, Fraiburgo e Videira) e municípios do Planalto Norte como Canoinhas e Mafra e adjacências com temperatura mínima entre 7 a 9ºC. Nas regiões do Litoral e Vale do Itajaí, mínimas oscilando entre 14 a 16ºC. Durante a tarde os termômetros sobem rapidamente e faz calor no Extremo Oeste, com máximas variando entre 30 a 31ºC. No Oeste e Meio Oeste máximas variando entre 27 a 29ºC. Já nos Planaltos Norte e Sul máximas entre 24 a 26ºC. No Litoral Norte e Vale do Itajaí os termômetros oscilam entre 29 a 31ºC. Já no Litoral Sul, os termômetros sobem rapidamente e faz mais calor em relação às demais regiões com máximas oscilando entre 31 a 33ºC.

 

►VENTO: Atuante do quadrante nordeste a noroeste ao longo do dia, fraco a moderado com rajadas ocasionais de 25 a 45 km/h ao longo de SC. O vento muda de direção no decorrer da tarde e noite para o quadrante sudoeste a sul com rajadas que podem atingir a ordem dos 60 a 80 km/h.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------    

SÁBADO 21/07/2018

 

TEMPO EM IÇARA: Céu encoberto com chuva e garoa ocasional melhorando gradualmente ao longo do dia com grandes períodos de sol.

Temperatura Máxima: 17ºC

Temperatura Mínima: 5ºC

Vento: NW/NE

TEMPO EM SC: Uma frente fria ingressa sobre o estado catarinense provocando temporais (pancadas de chuva com raios e ventania) durante a madrugada e amanhecer entre o Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul, Litoral Sul, Planalto Norte, Litoral Norte, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis,  melhorando gradualmente ao longo do dia com presença de sol e algumas variações de nuvens. Nas regiões do Oeste ao Planalto Serrano, a umidade concentrada na baixa atmosfera ainda reproduz tempo fechado com chuva ou garoa ocasional entre a madrugada e inicio do dia, limpando gradualmente com sol e poucas nuvens na maior parte do sábado devido o rápido deslocamento de um centro de alta pressão migratório (massa de ar seco e frio). Faz frio em todo o estado.

►TEMPERATURA: Queda brusca da temperatura em todas as regiões sobretudo nos setores do Oeste ao Planalto Serrano com mínimas entre a madrugada e amanhecer oscilando entre 2 a 5ºC. Já Litoral Sul, Planalto Norte e Grande Florianópolis, mínimas variando entre 9 a 11ºC. Entre o Litoral Norte e Vale do Itajaí, os termômetros marcam entre 14 a 16ºC. Temperatura máxima variando entre 11 a 13ºC no Extremo Oeste, Oeste, Meio Oeste e Planalto Serrano. Entre a Faixa Litorânea e Vale do Itajaí, máxima entre 16 a 19ºC. 

►VENTO: Atuante do quadrante sudoeste a sudeste ao longo do dia com velocidade média entre 15 a 20 km/h, fraco a moderado com rajadas ocasionais de 40 a 50 km/h ao longo de SC.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------    

TENDÊNCIA DO TEMPO PARA OS PRÓXIMOS DIAS​

Domingo (22/07): Uma massa de ar seco e frio (sistema de alta pressão) mantém tempo estável com sol e poucas nuvens na maioria das regiões com frio e geada ampla em algumas áreas do Oeste, Meio Oeste e Planalto Serrano durante a madrugada e amanhecer com temperaturas próximas ou abaixo de 0ºC. Períodos de muitas nuvens ocorrem diferentes momentos do dia.  Chance de pancadas de chuva e eventuais trovoadas em pontos isolados do Litoral Sul durante a noite em função do aprofundamento de um cavado (sistema de baixa pressão).

 

Segunda-feira (23/07): Uma nova frente fria acoplado a uma área de baixa pressão em alto mar, favorece chuva com raios de MANEIRA MAL DISTRIBUÍDA em boa parte das regiões com destaque para o Planalto Serrano e Litoral. Risco de temporais isolados. Períodos de melhoria ocorrem nos municípios que fazem divisa com o PR. Temperatura volta a subir e fica amena durante o dia oscilando entre 18 a 23º. O ponto de orvalho fica elevado e tem condição para a formação de nevoeiros ao longo do dia.  

Terça-feira (24/07): Áreas de instabilidades associadas a formação de um cavado invertido (sistema de baixa pressão alongado) possibilita o desenvolvimento de muitas nuvens carregadas promovendo pancadas de chuva com eventuais trovoadas (raios). Risco de temporal localizado. Dia úmido com temperatura amena pela manha, oscilando entre 14 a 17ºC e com máximas oscilando entre 22 a 24ºC ao longo de SC.  

 

 ► Piter Scheuer - Meteorologista – CREA/SC 154169-9

 






COMPARTILHE:






Mais Lidas