Início / Variedades / Previsão do Tempo para segunda-feira







Previsão do Tempo para segunda-feira

30/07/2018 05h27min: Na imagem de satélite da ultima hora, verifica-se um sistema frontal (frente fria) penetrando sobre o PR, SP, MS e ao longo do Oceano Atlântico adjacente conectado a um ciclone extratropical com valor central de 987 hPa, possuindo intenso gradiente de pressão. Um sistema de alta pressão (massa de ar seco e frio) atua sobre o Sul do Brasil e inibe o processo de formação de nuvens carregadas, favorecendo temperaturas baixas com formação de geada em diversas áreas do Oeste, Meio Oeste e Planalto Sul e isoladamente no Planalto Norte assim como no Alto Vale do Itajaí. Alguns nevoeiros se fazem presentes neste amanhecer em alguns pontos de SC. Temperatura de 3,0ºC em Maravilha, 5,7ºC em São Miguel do Oeste, 6,0ºC em Chapecó, 4,9ºC em Campos Novos, 0,4ºC em Urubici, 8,6ºC em Içara, 12,6ºC em Florianópolis e 12,8ºC em Brusque.


PREVISÃO DO TEMPO PARA SANTA CATARINA

Atualizado: 30/07/2018 03h24min

 

TEMPO FIRME COM FRIO EM SC COM GEADA DO OESTE AO PLANALTO SERRANO!!!

Chuva e garoa isolada no Litoral no final da tarde e noite!

 

 

 

SEGUNDA-FEIRA 30/07/2018

 

TEMPO: A presença de uma massa de ar seco e frio (sistema de alta pressão) inibe o processo de formação de nuvens carregadas em praticamente todas as regiões do estado promovendo tempo firme com presença de sol e poucas nuvens na maior parte do dia intercalando com pequenos intervalos de maior nebulosidade. Faz frio durante a madrugada e amanhecer com formação de geada ampla nas áreas de baixadas e fundos de vales do Extremo Oeste, Oeste, Meio Oeste, Planalto Norte, Planalto Sul, Grande Florianópolis Serrana e de maneira bem isolada no Alto Vale do Itajaí. A saturação do ar frio e úmido na baixa atmosfera, possibilita a formação de alguns nevoeiros entre a madrugada e primeiras horas da manha em algumas áreas do Extremo Oeste, Oeste, Meio Oeste, Planalto Serrano, Vale do Itajaí e Litoral Sul se dissipando rapidamente dando lugar ao tempo estável e ensolarado. No inicio do dia e decorrer da tarde e noite períodos de muitas nuvens ocorrem entre o Litoral Sul, Grande Florianópolis, Litoral Norte e Vale do Itajaí, devido o padrão de circulação marítima (ar frio e úmido proveniente do oceano em direção ao continente) possibilitando chuva e garoa ocasional mal distribuída.

 

►TEMPERATURA: Baixa entre a madrugada e amanhecer com formação de geada ampla em áreas de baixadas e fundos de vales do Extremo Oeste aos Planaltos Norte e Sul incluindo o Alto Vale do Itajaí. Termômetros oscilando entre 3 a 5ºC no Extremo Oeste, 3 a 4ºC no Oeste e entre 2 a 4ºC no Meio Oeste, Planalto Serrano e Planalto Norte. Nas regiões mais altas do Oeste e Meio Oeste (Alguns bairros de Chapecó, Ponte Serrada, Irani, Xaxim, Xanxerê, Faxinal dos Guedes, Rio das Antas, Caçador, Fraiburgo, Lebon Régis e Tangará) a temperatura mínima ao amanhecer varia entre 1 a -2ºC. No topo da Serra alguns municípios como Urubici, Urupema, São Joaquim e Rio Rufino as temperaturas variam entre -3 a 0ºC. Entre o Alto Vale do Itajaí e Grande Florianópolis Serrana, mínimas entre 2 a 4ºC. Já no restante da Faixa Litorânea e Baixo Vale do Itajaí, mínimas entre 3 a 6ºC, sendo que em algumas áreas de menor altitude as mínimas variam entre 8 a 10ºC. Temperaturas máximas “parelhas” à tarde oscilando entre 16 a 21ºC no Oeste, Meio Oeste, Planalto Serrano, incluindo o Vale do Itajaí e Litoral.

 

►VENTO: Soprando do quadrante sudoeste a sudeste fraco a moderado em momento do dia com velocidade média de 10 a 15 km/h e rajadas ocasionais de 30 a 35 km/h.

 ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------   

TERÇA-FEIRA 31/07/2018

 

TEMPO: Tempo firme com presença de sol e poucas nuvens nos setores do Extremo Oeste, Oeste, Meio Oeste e parte do Planalto Serrano devido a influencia de um sistema de alta pressão (massa de ar seco e frio) com seu núcleo próximo do Uruguai. Persiste a condição de frio entre a madrugada e amanhecer com formação de geada ampla nas áreas de baixadas e fundos de vales do Extremo Oeste, Oeste, Meio Oeste e Planalto Sul. Alguns momentos de maior nebulosidade correm ao longo de SC, com destaque para os setores da Faixa Litorânea e Vale do Itajaí (exclusivamente municípios próximos do Costão da Serra e Norte de SC) com possibilidade de chuva e garoa ocasional com destaque para a madrugada, inicio e final da tarde e noite. Nevoeiros isolados durante a madrugada e primeiras horas da manha.

 

►TEMPERATURA: Baixa entre a madrugada e amanhecer com formação de geada ampla em áreas de baixadas e fundos de vales do Extremo Oeste aos Planaltos Norte e Sul. Termômetros oscilando entre 4 a 6ºC no Extremo Oeste, 2 a 4ºC no Oeste, Meio Oeste e Planalto Serrano. Nas regiões mais altas Oeste e Meio Oeste (Alguns bairros de Chapecó, Ponte Serrada, Irani, Faxinal dos Guedes, Rio das Antas, Caçador, Fraiburgo, Lebon Régis e Tangará) a temperatura mínima ao amanhecer varia entre -1 a 2ºC, incluindo o topo da Serra (Urubici, Urupema, São Joaquim e Rio Rufino). Entre a Faixa Litorânea e Vale do Itajaí, mínimas entre 7 a 10ºC, sendo que em algumas áreas de menor altitude as mínimas variam entre 9 a 13ºC. Temperaturas máximas “parelhas” à tarde oscilando entre 15 a 19ºC no Oeste, Meio Oeste, Planalto Serrano, incluindo o Vale do Itajaí e Litoral.

​​

►VENTO: Soprando do quadrante sudoeste a sudeste fraco a moderado em momento do dia com velocidade média de 10 a 15 km/h e rajadas ocasionais de 30 a 35 km/h.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------    

TENDÊNCIA DO TEMPO PARA OS PRÓXIMOS DIAS​

  

Quarta-feira (01/08): Sol e algumas variações de nuvens em todas as regiões com a formação de alguns nevoeiros ao amanhecer. No decorrer da tarde e noite, aumento de nuvens com chuva leve ocasional exclusivamente na Faixa Leste, Planalto Serrano e Meio Oeste de SC em função da umidade vinda do mar. Varias cidades vão passar apenas com aumento de nuvens e sem chuva. Formação de geada no amanhecer no Extremo Oeste, Oeste, Meio Oeste e Planalto Serrano com destaque para o topo da Serra incluindo alguns municípios da Grande Florianópolis.

 

Quinta-feira (02/08): Segue com tempo estável e ensolarado em todas as regiões com temperaturas baixas e formação de geada nas áreas altas do Oeste, Meio Oeste, Planalto Serrano. Temperaturas em elevação à tarde  com valores próximos dos 16 a 19ºC. Aumento de nuvens na Faixa Leste com chuva e garoa ocasional mal distribuída entre o começo e final do dia. Forma

Sexta-feira (03/08): Tempo firme com sol e variação de nuvens na maior parte do dia. Pancadas de chuva isoladas ocorrem em algumas áreas do Oeste e Meio Oeste devido a influencia de um cavado (área alongada de baixa pressão). Temperaturas seguem em elevação, oscilando entre 16 a 20ºC. Chance de chuvisco na Faixa Leste durante o turno da manha.  

 

 

 

 

 

 ► Piter Scheuer - Meteorologista – CREA/SC 154169-9






COMPARTILHE:






Mais Lidas