Início / Variedades / Previsão do Tempo Segunda feira







Previsão do Tempo Segunda feira

09/07/2018 05h34min: O deslocamento lento de uma frente fria reforça temperaturas mais baixas com frio mais acentuado nos setores do Oeste ao Planalto Serrano, onde ocorrem chuviscos intermitentes no inicio desta segunda-feira. No Litoral e Vale do Itajaí, tempo fechado com chuva fraca e ocasional em alguns pontos da Grande Florianópolis e Litoral Norte e Vale do Itajaí. Nas demais regiões do RS, Uruguai e Argentina, um centro de alta pressão polar, inibe a formação de nuvens carregadas favorecendo frio e temperaturas muito baixas. Neste momento, temperatura na marca de 7ºC em Chapecó, 5ºC em Campos Novos, 1ºC em Urupema, 13ºC em Içara e entre 13 a 15ºC em Florianópolis e Brusque.

PREVISÃO DO TEMPO PARA SANTA CATARINA E IÇARA

Atualizado: 08/07/2018 03h19min

 

 

AR POLAR REFORÇA TEMPERATURAS BAIXAS COM FORMAÇÃO DE GEADA AMPLA!!

 

SEMANA GELADA TIPICA DE INVERNO!

 

 

 

SEGUNDA-FEIRA 09/07/2018

 

TEMPO EM IÇARA: Céu parcialmente nublado alternando com períodos de melhoria com chance de chuva a qualquer hora do dia. Durante o final da tarde e principalmente à noite as nuvens aumentam e a chance de chuva ocasional se faz presente com rajadas de vento.  

Temperatura Máxima: 17ºC

Temperatura Mínima: 8ºC (noite)

Vento: SE/SW

 

TEMPO EM SC: Uma frente fria associada à formação de um ciclone extratropical influência gradualmente boa parte do território catarinense mantendo o ar frio e úmido concentrado nas primeiras camadas da atmosfera favorecendo um dia céu encoberto com possibilidade de chuva e garoa ocasional entre os setores do Extremo Oeste, Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul, Faixa Litorânea e Vale do Itajaí intercalando com momentos de tempo seco e respectivamente alguns períodos melhoria (aberturas de sol). Entre o final da tarde e noite, o ciclone extratropical ativa algumas áreas de instabilidades promovendo chuva e garoa ocasional no Litoral Sul e Grande Florianópolis devido o escoamento de ar frio e úmido proveniente das regiões oceânicas inclusive com previsão de rajadas de ventos mais fortes acima de 70 km/h provenientes do quadrante sudeste a sudoeste. Um dia frio, nublado e típico de inverno com destaque para o Oeste e Planalto Serrano. Eventuais nevoeiros podem se formar durante a madrugada assim como durante o dia, devido à umidade condensada próximo do solo. Queda acentuada da temperatura à noite.

 

►TEMPERATURA: Frio em todas as regiões com temperaturas baixas. Mínimas entre 5 a 8ºC no Extremo Oeste, Oeste, Meio Oeste e os municípios do Planalto Serrano durante o amanhecer. No topo da Serra Catarinense temperatura mínima entre 1 a 3ºC. Já no Litoral e Vale do Itajaí mínimas entre 13 a 15ºC. Máximas variando entre 10 a 13ºC entre o Oeste e Serra. Alguns pontos do Oeste e topo da Serra a temperatura máxima não passa dos 8ºC. Nas demais regiões, do Litoral Sul, Litoral Norte, Grande Florianópolis e Vale do Itajaí os termômetros variam entre 16 a 18ºC à tarde.

►VENTO: Atuante do quadrante sudoeste a sudeste, com velocidade média entre 15 a 20 km/h fraco a moderado com rajadas ocasionais de 50 a 65 km/h ao longo de SC. Entre o Litoral Sul e Grande Florianópolis, o maior gradiente de pressão entre um ciclone extratropical e uma massa de ar polar possibilita rajadas fortes de ventos que ocorrem oscilando entre 60 a 85 km/h principalmente entre o turno da tarde e noite. Alguns pontos da Grande Florianópolis as rajadas podem atingir valores próximos de 100 km/h.

 

►MAR: Mar revolto com altura de onda de 2,5 m a 3,0 m em áreas mais próximas da costa e picos de ondas oscilando entre 3,5 a 4,5 m em áreas mais afastadas ao longo do alto mar. Risco de ressaca brava entre as praias do Litoral Sul e Grande Florianópolis.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

TERÇA-FEIRA 10/07/2018

TEMPO EM IÇARA: Céu encoberto com chuva ou garoa ocasional intercalando com alguns períodos de melhoria ao longo do dia.

Temperatura Máxima: 15ºC

Temperatura Mínima: 6ºC

Vento: SE/SW

 

►TEMPO EM SC: O posicionamento de um ciclone extratropical em combinação com forte gradiente de pressão, possibilita o transporte de ar frio e úmido sobre as regiões continentais do Litoral Sul, Grande Florianópolis, Extremo Oeste, Oeste, Meio Oeste e algumas áreas do Planalto Sul reproduzindo céu encoberto com episódios de chuva e garoa ocasional entre a madrugada e manha. No decorrer da tarde, o tempo melhora com a aproximação de um centro de alta pressão polar (massa de ar seco e frio) provocando algumas aberturas de sol durante o turno da tarde. O ar frio saturado na baixa troposfera possibilita a formação de alguns nevoeiros entre a madrugada e amanhecer entre o Oeste e Serra.

►TEMPERATURA: Baixa em todo o estado onde os termômetros registram no amanhecer temperaturas entre 4 a 6ºC no Extremo Oeste, 3 a 5ºC no Oeste, Meio Oeste e Planalto Serrano. No topo da Serra, 1 a 4ºC entre a madrugada e amanhecer. Sensação térmica NEGATIVA em vários pontos do Oeste aos Planaltos Norte e Sul. Entre a Faixa Litorânea e Vale do Itajaí, mínimas entre o amanhecer e primeiras horas da manha oscilando entre 5 a 8ºC. Temperatura máxima variando entre 10 a 13ºC entre o Oeste e Serra. Alguns pontos do Oeste e topo da Serra a temperatura máxima não passa dos 8ºC.Nas demais regiões, do Litoral Sul, Litoral Norte, Grande Florianópolis e Vale do Itajaí os termômetros variam entre 16 a 18ºC à tarde.

►VENTO: Atuante do quadrante sudoeste a sudeste, com velocidade média entre 15 a 20 km/h fraco a moderado com rajadas ocasionais de 40 a 50 km/h ao longo de SC. Entre o Litoral Sul e Grande Florianópolis, o maior gradiente de pressão entre um ciclone extratropical e uma massa de ar polar possibilita rajadas fortes de ventos que ocorrem oscilando entre 60 a 85 km/h, com destaque para a madrugada e manha. Alguns pontos da Grande Florianópolis as rajadas podem atingir valores próximos de 100 km/h.

 

►MAR: Mar revolto com altura de onda de 2,5 m a 3,0 m em áreas mais próximas da costa e picos de ondas oscilando entre 3,5 a 4,5 m em áreas mais afastadas ao longo do alto mar. Risco de ressaca brava entre as praias do Litoral Sul e Grande Florianópolis. Em alto mar, o vento pode atingir velocidades acima dos 130 km/h em função de um ciclone extratropical.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------    

TENDÊNCIA DO TEMPO PARA OS PRÓXIMOS DIAS

 

Quarta-feira (11/07): Um sistema de alta pressão (massa de ar seco e frio de origem polar) mantém tempo estável com presença de sol e poucas nuvens na maioria das regiões com temperaturas baixas. O frio se faz presente no amanhecer com formação de geada ampla nas áreas do Extremo Oeste, Oeste, Meio Oeste e Planalto Sul e Planalto Norte com mínimas próximas de 0ºC. No topo da Serra e pontos altos do Oeste (municípios de Ponte Serrada, Faxinal dos Guedes, Irani, Água Doce) e municípios do Meio Oeste (Caçador, Lebon Régis, Arroio Trinta e Rio das Antas) as mínimas oscilam entre -2 a -4ºC com geada abrangente. No Litoral e Vale do Itajaí, mínimas variando entre 3 a 5ºC com geada isolada. Durante o dia as temperaturas variam entre 14 a 16ºC.

 

Quinta-feira (12/07): O ar seco e frio que cobre a região Sul do Brasil, inibe o processo de formação de nuvens carregadas favorecendo tempo estável com presença de sol e poucas nuvens na maior parte do território catarinense em função da influência de um sistema de alta pressão. Persiste a condição de FRIO e temperaturas mais baixas sobre o estado, com mínimas variando entre -2 a 2ºC no Oeste, Meio Oeste, Planalto Serrano com formação de geada ampla. Mínimas baixas no topo da Serra com valores próximos de -3 a -6ºC com geada severa

 

Sexta-feira (13/07): Uma massa de ar seco e frio (sistema de alta pressão), favorece a presença de sol com poucas nuvens em todas as regiões na maior parte do dia com formação de geada ampla no amanhecer nas áreas do Oeste, Meio Oeste e de maneira abrangente no topo do Planalto Sul. Temperaturas mínimas no topo da Serra variando entre -2 a -4ºC com geada. Nas regiões do Oeste e Meio Oeste entre 2 a 4ºC com geada ampla em alguns pontos no amanhecer. Temperatura em elevação à tarde.

 

 

 

 

► Piter Scheuer - Meteorologista – CREA/SC 154169-9

 

PORTAL DO TEMPO:  https://www.portaldotempo.com/






COMPARTILHE:






Mais Lidas