Início / jornalismo / "Vale das Melancias" será oficializado na 54ª Festa da Melancia







"Vale das Melancias" será oficializado na 54ª Festa da Melancia


Por Da Redação
03/01/2019 15:31:30


Cinco toneladas de melancia estarão à disposição para venda e degustação dos que passarem pelo Campo Mãe Luzia, em Içara, neste final de semana. Em 2019, a comunidade celebra a 54ª edição da Festa, com um motivo ainda mais especial. No domingo, dia 6, às 11h30, será criado oficialmente o Vale das Melancias.  


A Lei 4.251 de 9 de novembro de 2018, foi encaminhada pelo vereador Alex Michels e prevê a criação do Vale, que abrange cinco quilômetros, da Rua Juvenal José Silvano, até o limite com a cidade de Araranguá. “O objetivo é promover o desenvolvimento cultural e turístico na região da comunidade junto à tradicional Festa da Melancia, fomentando o crescimento sustentável do turismo em torno dos mais variados tipos de melancias e produtos feitos a partir da fruta”, destacou o vereador.


“A iniciativa do vereador Michels, é mais um mecanismo importante no fortalecimento da comunidade do Campo Mãe Luzia e do seu entorno, pois ajuda a divulgar uma produção fundamental par os agricultores que é a melancia. A partir da criação do vale, muitos outros atrativos trarão mais renda para os agricultores”, enfatizou o prefeito Murialdo Canto Gastaldon. 


De acordo com o presidente da Cooperativa de Agricultura Familiar de Içara (Coopafi), Jairo Manoel da Silveira, cerca de 50 famílias da comunidade produzem a fruta. “Muitos agricultores produzem para venda e para consumo próprio ou entre familiares. É uma tradição que herdamos de nossos avós”, contou.  

Programação

O evento inicia no sábado, dia 5, com degustação de melancias durante todo dia, e novena na igreja da comunidade às 20h30, com show acústico com Marcelo Ferreira e Banda. No domingo, às 10h, ocorre missa em honra a Santa Luzia, com almoço ao meio-dia.  

“No domingo, às 9 horas, temos o concurso da maior melancia, com premiação após o almoço. Às 15h iniciam as olimpíadas rurais, com arremesso de milho, palpite do peso das melancias, entre outras. Às 15h30 será realizado o concurso do maior comedor da fruta. As inscrições para as provas são realizadas no local”, informou o presidente da Fundai, e um dos organizadores da festividade, Ivan Réus Viana.

Durante a Festa, também haverá degustação e comércio de outros produtos provindos da agricultura Familiar da comunidade (aipim, milho verde, batata doce, moranga, melão).

Fotos: João Gabriel da Rosa

Colaboração -  Jornalista Tânia Giusti  - Assessoria de Comunicação






COMPARTILHE:






Mais Lidas