O rádio e o podcasting estão ambos vivos e bem em 2020. Então, qual é a diferença entre estas plataformas?

Tanto o rádio quanto os podcasts produzem conteúdo de áudio que existe para informar, educar ou entreter uma audiência.

Neste artigo, vamos quebrar suas diferenças, mas primeiro, vamos definir cada meio:

Rádio – um programa ao vivo produzido por uma estação ou por um indivíduo que transmite por uma onda aérea
Podcasts – arquivos de áudio pré-gravados e editados, empurrados para vários diretórios através de um feed RSS e escutados sob demanda

Três diferenças entre podcasts e rádio

  1. Espetáculos on-demand vs. ao vivo (pré-gravados vs. espontaneidade ao vivo)
    Os podcasters gravam e editam seus episódios em pós-produção. Os programas de rádio, entretanto, são transmissões ao vivo, e embora possam ter segmentos pré-gravados, o programa não passa por um processo de edição.

Em contraste, os podcasts estão sob demanda, permitindo que os ouvintes façam o download de episódios à sua conveniência. Um episódio de podcast pode ser baixado ou transmitido de diretórios, como o Apple Podcasts (antigo iTunes), e escutado em um iPhone ou dispositivo inteligente.

  1. Apelo a diferentes gerações
    Por falar em conveniência, a capacidade de baixar podcasts e ouvi-los sempre que você quiser é uma grande parte de seu apelo. Especialmente entre os Millennials, que por acaso são os que mais ouvem podcasts em 2020.

Então, que geração está ouvindo podcasts, e quem está ouvindo rádio?

A geração X (nascida entre 1965-1979) escuta rádio mais do que qualquer outra demográfica. As pessoas nascidas entre estes anos cresceram sem internet ou mídia social e, sem um smartphone, o rádio ao vivo é a maneira mais conveniente de consumir conteúdo de áudio.

Embora os podcasts existam desde o primeiro iPod, os velhos hábitos morrem com dificuldade, e os Gen X-ers ainda são mais propensos a sintonizar uma transmissão de rádio (ou rádio pela internet) do que um podcast.

Os Millennials (1980-1994), por outro lado, cresceram na era tech-y, on-demand de Netflix, smartphones e TiVo. Eles querem consumir a mídia em suas condições quando for conveniente. Os Millennials também querem a opção de re-ouvir episódios antigos, e ter acesso aos arquivos de episódios anteriores na ponta dos dedos (não é algo que se possa fazer facilmente com transmissões de rádio programadas e pontuais).

  1. Conteúdo digno de notícia vs. nicho
    A rádio de radiodifusão geralmente cobre tópicos que atraem as massas como música, notícias e cultura pop. Os tópicos de transmissão são tipicamente decididos pelo que está acontecendo atualmente nas notícias e na mídia e, como resultado, os apresentadores freqüentemente seguem uma “linha editorial” que dita os temas e tópicos permitidos.

Ao produzir shows baseados no que é digno de notícia no momento, o conteúdo é relevante apenas por um curto período. O conteúdo digno de notícia também pode mudar a métrica pela qual se mede o sucesso dos programas. A rádio é voltada para os eventos atuais, portanto, o sucesso geralmente é uma questão de quantas pessoas estão ouvindo. Como o podcasting é principalmente um meio baseado em nichos, os apresentadores podem medir o sucesso pela forma como seu programa é recebido e não pelo tamanho do público.

Como um apresentador de podcast, você tem a liberdade de escolher o formato, a duração e o tópico de seu programa. Você pode falar sua mente sem obstáculos por formato de estação e atrair ouvintes apaixonados pela mesma coisa que você.

Enquanto existem podcasts que têm apelo em massa e cobrem o que é digno de notícia, os podcasters não são obrigados a criar shows baseados no que é tendência. Os episódios de podcasts permanecem relevantes por muito tempo e ainda podem ser baixados anos depois de um episódio transmitido.

  1. Os podcasts têm regulamentos mais relaxados
    Os podcasts não são atualmente regidos pela Comissão Federal de Comunicações (FCC) como as transmissões de rádio são.

Embora ainda protegidos pela liberdade de expressão, a FCC proíbe que material obsceno e ofensivo seja transmitido. Os podcasts não estão sob os mesmos regulamentos, no entanto, e podem publicar conteúdo explícito desde que o episódio seja marcado para que os ouvintes tenham conhecimento.

Ambos os meios são livres para discutir material protegido por direitos autorais em um podcast ou transmissão de rádio, mas nenhum deles pode reproduzir até mesmo uma parte do conteúdo em qualquer dos meios. As leis de direitos autorais não são um problema para a maioria dos podcasters, mas ainda é importante entender o básico de como a lei se aplica ao podcasting para que você possa evitar uma carta de “parar e desistir”.

Os podcasts também não são regulados por restrições de tempo como os tradicionais programas de rádio. Enquanto um programa de rádio pode ter que encaixar seu conteúdo em um espaço pago de 30 minutos, os podcasts podem ter cinco minutos de duração ou a duração de um audiolivro. No podcasting, o mais importante é fazer com que a duração de seu programa seja tão longa quanto for necessário.

  1. O rádio ainda tem mais ouvintes
    Todos os dias, o rádio tem aproximadamente o dobro da audiência de podcasts.

90% da população dos Estados Unidos ouve o rádio todas as semanas, e apenas 51% dos americanos já ouviram um podcast, de acordo com o Podcast Insights.

Mas mais ouvintes não significam necessariamente uma audiência mais engajada. Ouvir programas de rádio ao vivo tende a ser uma experiência mais passiva do que ouvir um podcast.

A sintonia com um podcast exige que o ouvinte “opte por participar” baixando ou assinando um programa. Encontrar o podcast certo para um tópico de nicho requer uma busca deliberada por parte do ouvinte, o que aumenta o engajamento.

Fusão de rádio e podcasts

Em uma tentativa de ampliar sua demografia e adotar a mídia digital, algumas estações de rádio públicas, como a NPR e a BBC, criam podcasts além de programas de rádio. Em alguns casos, essas estações têm programas que facilmente dobram como podcasts.

Os programas Fresh Air da NPR, Invisibilia ou Wait, Wait Don’t Tell Me, são todos programas de rádio tradicionais e podcasts também. Programas como a Edição da manhã da NPR são transmitidos durante a manhã e estão disponíveis em formato podcast no site NPR.org após a transmissão.

A BBC Radio segue um formato similar, e até tem seu próprio aplicativo com rádio ao vivo, podcasts para download e opções de streaming para seus ouvintes.

As estações de rádio estão se tornando mais conscientes da necessidade de distribuição digital de seu conteúdo, e da importância de alcançar diferentes gerações e hábitos dos ouvintes. Ninguém sabe ao certo como os dois meios irão evoluir, mas os podcasts são vistos como grande parte do futuro da rádio pública.

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